INSTITUTO IO PONTES

Pensado como um “Centro de Referência à Vida”, o Instituto Oziris Pontes surge como um elemento de transformação urbana e social na região. Através da articulação entre seus blocos e planos, convidamos a população a explorar o espaço – a prioridade aqui é incentivar a interação entre professores, crianças e idosos, cada um com suas vivências e seus diferentes olhares.

Entendemos o edifício não como um mero abrigo onde o programa poderia ser desenvolvido, mas como símbolo da tradição local expressada em construção.  Utilizando os materiais e técnicas construtivas regionais, a construção atua como uma espécie de laboratório, onde podemos repensar o papel do homem diante da natureza, contribuindo assim para educar uma geração que tem fortes princípios a consciência coletiva e a sustentabilidade.

Tijolos maciços, telhas cerâmicas e esquadrias e estruturas em madeira compõem os elementos básicos de cada bloco, e nos vazios entre eles surgem os pátios que, cobertos por pergolados e vegetações nativas, criam ambientes à meia sombra que podem funcionar como extensões das salas e como áreas de ligação ou permanência.

Status: Concluído
Localização:  Juá, CE
Área Total: 60m²

Siga nas redes